é uma artista multimídia.

Sua obra é composta de inúmeras criações, pesquisas, anotações, experiências, estudos, planejamentos e produções  que refletem uma expressão visual composta de distintas linguagens, materializada de diferentes maneiras.  As criações e experimentos desenvolvem-se com a vivência consciente da prática e dos estudos filosóficos, artísticos, técnicos e tecnológicos, visando à construção de um caminho de transformação e de individuação pela expressão artística.

Para concretizar as características narrativas das estruturas dramáticas e dos desejos de encenação da imagem com bonecos e luz, a expressão plástica transformou-se em expressão transdisciplinar. Essa expressão une as artes plásticas, cênicas, de animação cinematográfica e digital. Nela o conhecimento empírico une-se ao científico, em um percurso cíclico constantemente interligado e crescente. O processo interliga várias disciplinas e saberes específicos e transmuta-as, criando a encenação pictórica - denominação concebida a partir das reflexões realizadas no período de seu  Mestrado em Arte e Tecnologia, na Universidade de Brasília entre 2003 e 2006.

Nos últimos 21 anos realizou diversas exposições e instalações de artes plásticas no Brasil e no exterior. Sua filmografia contabiliza quatro curtas metragens de animação cinematográfica e digital. Os dois primeiros filmes – The doll of the mad woman e O aquário é o limite do mundo confortável – vinculam-se às instalações, funcionando como estudo para o terceiro (piloto) do quarto filme – Nada como o Firmamento...

e-mail: soniamcpaiva@gmail.com       .      Curriculum Vitae